LS Advogado

Indenização por Acidente de Trabalho: Saiba se você tem direito!

Acidente de trabalho é um tema que tira o sono de qualquer um! Afinal, acidentes podem resultar em graves sequelas e prejuízos para os trabalhadores. Nesses casos, o empregado pode ter direito a receber uma indenização para ser compensado pelos danos sofridos.

Quer saber tudo sobre a indenização por acidente de trabalho? Então continue comigo e descubra:

  1. O que é acidente de trabalho?
  2. Tipos de acidente de trabalho
  3. Quem tem direito a receber indenização por acidente de trabalho?
  4. Os 3 principais tipos de indenização por acidente de trabalho
  5. Qual é o prazo para pedir indenização por acidente de trabalho?

Com essas informações, você vai entender quais são os seus direitos e quando a empresa deve ser responsabilizada pelos danos causados pelo acidente.

Vamos lá?


1. O que é acidente de trabalho?

Acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa e provoca lesão corporal, perturbação funcional, morte ou redução da capacidade para o trabalho, seja de forma temporária ou permanente.

Para ser considerado acidente de trabalho, o evento deve:

  • Ser um evento violento e abrupto.
  • Ocorrer no local de trabalho ou em função dele.
  • Provocar lesão ou perturbação funcional, ou até mesmo a morte.

A caracterização do acidente é feita por perícia médica do INSS, que verifica a relação entre o acidente e a atividade desenvolvida pelo trabalhador.


2. Tipos de acidente de trabalho

Existem três tipos principais de acidentes de trabalho:

  • Acidente de Trabalho Típico: Ocorre durante a prestação de serviços e no horário de trabalho, como um motoboy que sofre um acidente de trânsito durante uma entrega.
  • Acidente de Trabalho Equiparado: Envolve situações específicas, como doenças ocupacionais, que são enfermidades adquiridas em razão da atividade profissional. Podem ser divididas em:
    • Doença Profissional: Ligada diretamente ao exercício de uma profissão específica, como LER para digitadores.
    • Doença do Trabalho: Resultante das condições do ambiente de trabalho, como perda auditiva devido ao barulho das máquinas.
  • Acidente de Trajeto: Acontece durante o deslocamento entre a residência e o local de trabalho, garantindo a mesma proteção de um acidente ocorrido na empresa.

3. Quem tem direito a receber indenização por acidente de trabalho?

O trabalhador pode buscar uma indenização se sofrer um acidente de trabalho, de trajeto ou for diagnosticado com uma doença ocupacional. No entanto, é necessário comprovar que a empresa teve responsabilidade, seja por dolo (intenção) ou culpa (negligência, imprudência ou imperícia).

A regra muda para atividades de risco, onde a responsabilidade do empregador é objetiva. Isso significa que o trabalhador não precisa provar culpa ou dolo, apenas que o dano ocorreu durante o desempenho da atividade de risco, como no caso de vigilantes, motoboys ou profissionais da construção civil.


4. Os 3 principais tipos de indenização por acidente de trabalho

Os danos que podem levar à indenização são:

  • Danos Materiais: Reparam prejuízos financeiros e são divididos em:
    • Danos Emergentes: Gastos imediatos com tratamento, remédios e perda de bens.
    • Lucros Cessantes: Compensam o que o trabalhador deixou de ganhar devido ao acidente, como no caso de um segurança que não pode mais trabalhar por estar em recuperação.
  • Danos Morais: Compensam o abalo psicológico e emocional sofrido pelo trabalhador, como constrangimento, tristeza e medo resultantes do acidente.
  • Danos Estéticos: Reparam marcas e sequelas físicas, como cicatrizes ou perda de membros, que afetam a autoestima do trabalhador.

5. Qual é o prazo para pedir indenização por acidente de trabalho?

O prazo para entrar com uma ação de indenização é de 2 anos, contados a partir do término do contrato de trabalho. Esse prazo pode se estender para 5 anos se a extensão do dano só for descoberta posteriormente, como em casos de doenças ocupacionais que se manifestam mais tarde.

Na dúvida, procure o auxílio de um advogado especialista para garantir que você não perca o prazo para buscar seus direitos.


Conclusão

Como vimos, o trabalhador tem direito a receber indenização se comprovar que o acidente ocorreu em função da atividade laborativa, causou dano e foi culpa da empresa.

Se você sofreu um acidente de trabalho e acredita que tem direito à indenização, consulte um advogado especialista. Contar com o auxílio de um profissional vai trazer mais tranquilidade e segurança para você garantir seus direitos nesse momento delicado.

Saiba mais: https://lsadvogado.com/acidente-de-trabalho-conheca-seus-direitos-e-medidas-de-protecao/

Ficou alguma Duvida?

Fale agora comigo pelo WhatsApp Clicando logo abaixo.

Redigido por

Dr. Luiz Soares

Advogado Especializado em Direito do Trabalhador
Fundador e CEO do LS Advogado.
Salientamos que este artigo tem natureza estritamente informativa.

Ficou alguma Duvida?

Fale agora comigo pelo WhatsApp
Clicando logo abaixo.

Pediu demissão grávida? Entenda por que você ainda pode ter direito a uma indenização! Pediu demissão grávida? Você ainda pode ter direito a uma indenização (e muita gente não sabe disso!)

Se você está grávida e decidiu sair do seu emprego, talvez tenha escutado algo assim: “Você que pediu demissão, então abriu mão de tudo.”“Agora não tem mais direito a nada.” ⚠️ Mas cuidado: essa informação está errada em muitos casos.Mesmo com o pedido de demissão partindo da gestante, a lei

Leia mais